maio 13, 2009

Casamentos no Japão

Tenho um amigo que fica se perguntando por que seu casamento acabou. Bom, ele é engenheiro e morou na China, Inglaterra, África do Sul, E.U.A e sei lá mais quantos lugares enquanto estava casado (com a esposa morando no Brasil).

Bom, meu neurologista, que é japonês e morou no Japão, me contou algo muito interessante: o índice de divórcio no Japão é baixíssimo!

Lá, existe, dentro das faculdades, um "Santo Antônio Profissional". É mais ou menos assim: quando você entra na universidade, deve escrever uma carta (ou email, nesses tempos modernos, né?) para o tal profisional. A carta deve conter informações sobre como você se enxerga hoje e, principalmente, quais as suas aspirações para o futuro.

Que tipo de vida você quer ter quando crescer? A pergunta parece estúpida, mas é de uma inteligência inigualável: evita frustações no futuro. Alguém que quer ser surfista profissional não pode se casar com alguém que quer morar na cidade grande, bem longe da praia pra não estragar a chapinha, não é verdade? rs...

O tal "Santo Antônio Profissional" se encarrega de ler as cartas e apresentar as pessoas certas umas pras outras (he is a real matchmaker!). Assim, ninguém frusta ninguém, ninguém se frusta e ninguém pode reclamar que não está tendo a vida que escolheu..rsrs

Então, voltando ao meu amigo que morou ao redor do mundo, acho que ele devia ter casado com uma profesora de inglês, pois essa sim ia poder largar tudo pra morar em qualquer lugar do mundo...Afinal de contas, não ia faltar emprego, rs.

Fico pensando como seria a minha carta: por favor, quero alguém que não seja louco e que não seja tão certinho; que saia pra balada, mas que goste de ver filme; que saia com os amigos e que não implique quando eu sair com as minhas; que entenda de TPM e não tenha mau-humor crônico. (Ops! A carta não era sobre o que EU quero ser?) É! Acho melhor eu me mudar pro Japão. (e descobrir a verdade sobre os japoneses, rs!)

7 comentários:

  1. Queria um marido que nem esse seu amigo ai pra poder viver viajando! De onde saiu esse nao tem mais nenhum nao? Hehehehe
    Adorei o esquema do Japao, pena q eu nao gosto nem um pouco de japa...

    ResponderExcluir
  2. Esse amigo meu é show, mas tem uma fila (tem que pegar a senha, rs...)
    Dependendo da idade (do cara) eu até tenho alguns amigos pra apresentar, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Vou guardar a senha 001 pra você por muuuuito tempo, Lu...

    ResponderExcluir
  4. Luisa , estou amando suas postagens . Vc é óootima ! Quer saber ? Um talento !
    É uma diversão e além disto é a pura verdade o que vc diz .
    Tão novinha e tão ligada !

    Beijo ...Maria .

    ResponderExcluir
  5. Ai, o amor é lindo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. rs! adoreii!!.. muito legal o blog! =P

    ResponderExcluir
  7. Não acredito nessa perfeição de aspirações, não!
    A verdade sobre os japoneses é que eles reprimem tanto as mulheres a ponto de elas acharem que a falta de autonomia é natural. Eu, em adolescência, estupefato, ouvi minha tia (beata) proferir que a mulher deve certa submissão ao homem pq tá escrito na Bíblia! haha..

    ResponderExcluir