maio 21, 2009

Separação

Dois anos atrás, uma das minhas melhores amigas se casou. Cinco anos de namoro e um brilho no olhar de dar inveja! Perdi um pouco o contato. Duas semanas atrás encontrei com o marido numa balada. Um braço me puxou e ouvi meu nome. E eu lá, sem entender nada (graças à Cuba Libre, rs). Só podia ser um fantasma, pois o marido da minha amiga não estaria, sem ela, na balada.

Ok, Ok. Me desculpem: nada contra os maridos saírem sem as esposas. Aliás, meu futuro marido que tente me segurar em casa quando eu quiser sair só com as amigas! Mas eles não eram assim, então me assustei.

Ao final de 10 segundos, com meus neurôniozinhos afogados "en la libertad", eu ouvi: "ex-marido". Um saudosismo de quem voltaria atrás se a chance fosse dada...

Como assim ex? As pessoas deviam ser proibidas de acabar com as esperanças da gente! Se eles não deram conta, como é que eu vou dar? Peraí! Touch back nesse iPod! Meu mundo caiu. Parecia que tinham terminado comigo, destruído meus sonhos: Eu não vou casar! Já era! Vamos promover a liberdade de um país em falência. Que Cuba se torne cada vez mais livre! rsrs.

No começo, tudo é lindo: "Suas coisas na minha casa, suas roupas no chão e a cama vazia sem vc... De repente me vejo sentindo muito a sua falta... É estranho...Deveria eu me envolver assim?"

No fim, as coisas mudam: "Suas coisas entulham a minha casa, você deixa as roupas no chão e ocupa toda a cama. Tô querendo ficar livre. Eu não deveria ter me envolvido assim..."

Parei, sentei e pensei: Fiquei pra tia! Dios mío! Lembrei do soneto. Compartilho com vocês. Está tudo "de repente" demais pra mim nesse mundo...

Soneto da Separação
Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

7 comentários:

  1. Tdo no começo é bom, mas a rotina as vezes acaba com um namoro, imagine com um casamento? As pessoas não estão preparadas para compartilhar, dividir e abrirem mão de qualquer coisa em prol da pessoa amada. Somos tão individualistas que não nos imaginamos com a outra pessoa sem termos nossos "luxos e manias", e simplismente ignoramos que o outro tb as têm, daí, dá nisso... Vem a rotina, a desilusão e o fim ... Normal para o mundo contemporâneo, onde tdas as relações são tão "informatizadas". Mesmo assim, eu ainda acredito no amor a moda antiga ;-)
    Bjins...Kmila

    ResponderExcluir
  2. Nada é desculpa para não se apaixonar e amar intensamente... O próprio Vinicius já dizia:

    "De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure."


    Vinicius sabe o que diz...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou "de cara" com esse Vinicius de Morais, sabe? O cara sabe realmente o que quer e o que esperar da vida... Soneto da Fidelidade... muito sugestivo... Quisera eu, com meus 25 anos, saber tanto assim...

    ResponderExcluir
  4. Lu, adorei seu texto. É bem assim mesmo, mas acho que as pessoas se separam pq não estão preparadas para passar por nenhuma situação mais complicada, se cansam e chutam o balde na primeira dificuldade. Assim, o jeito é ficar pra tia mesmo... Hehehehe Bjos!

    ResponderExcluir
  5. "Vinicius sabe o que diz..." Perai: qual deles?

    ResponderExcluir
  6. Sempre fui contra casamento, a minha vida inteira não acreditei nessa união... Lembro que desde criança era assim, brincando de boneca nao tinha marido nem filhos (rsrsr).... Minha adolescencia eu só queria pegar geral e fazer tudo oq os homens faziam com a gente! Nao queria acreditar em amor, muito menos em casar! Bom, agora é diferente! Estou ao lado de um homem maravilhoso, e o importante: muito parecido comigo, em todos os sentidos, mesmo gosto musical, mesma vontade de aventura, mesmas vontades, tudo! acho q é esse o segredo. É um grande amigo, um grande amante, um grande amor... Nao temos segredos, nao temos ciumes, somos companheiros e sabemos amar... Na verdade, as vezes fico ate com medo, de tao perfeito que é. Gente, o amor existe!!!! E é possivel sim ter um casamento tranquilo e feliz, é só achar alguem parecido com vc, que goste de conversar e tenha muita criatividade!!! E no resto, se nao der certo, vai ter muita historia p. contar e relembrar! Que medo é esse de casar???? de se aprofundar num relacionamento??? uma mulher moderna nao tem q ter medo de bada, e sim viver... viver e experimentar tudo!!!! E claro, sempre cair de cabeça! K...

    ResponderExcluir
  7. Vinícius, o poetinha!
    Ele, como ninguém, se afigura como um ser que paga pra ver, que deixou em suas mensagens o dom de amar que temos, e de se envolver, e de sofrer (pq quem não sofre não ama). O próprio casou muitas vezes e é exemplo da entrega, da paixão avassaladora a todas suas mulheres. Nenhuma menor que a outra. E se é pra sentir o pulsar da vida, temos que 'nos jogar' mesmo! Não deu certo? Outra pessoa virá, e outra, e mais outra...
    Mas, se "Samba do grande amor" do Chico toca? Se toca!

    ResponderExcluir