junho 03, 2009

João amava quem mesmo???

"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história."

Drummond


Belíssimo poema. Adoro a perspicácia de Drummond...
Mas, na maioria dos poemas, ninguém tem sogra, rabo preso, falta de atitude, duas caras, desinteresse, etc.

A verdade é que Lili era uma desinteressada de plantão. Saía pra balada com as amigas, que ficaram surpresas ao ver que Lili, pela 1ª vez na vida, não estava namorando ninguém, rs. Numa dessas baladas ela conheceu o tal J. Pinto Fernandes e acabou indo morar com ele (pra ver se dava certo, né?).

O João, coitado, tinha uma mãe dificílima!!! E não amava Teresa coisa nenhuma!!! Estava era dando uns amassos (afinal de contas, ninguém é de ferro, né?). O amor da vida dele era a Lili...

A Lili, muito desinteressada, resolveu que tudo nessa vida tem limite e foi pra balada - onde conheceu o J. P. Fernandes (entenderam?)

A Maria, por sua vez, mesmo sem gostar de Raimundo (que era amigo do J.P. Fernandes), resolveu mudar com ele pro México. Tia coisa nenhuma, rs. Ela gostava era de ser mulher de malandro... E nessa o Joaquim dançou! Maria parou de amá-lo no momento em que desembarcou do avião. Azar dela! Joaquim gostava mesmo era da Lili.

Joaquim, mesmo amando Lili, era um cara sem atitude. Fala sério! Vê se a Lili, toda moderninha, vai ficar com um cara frouxo! Me poupem! (rs)

Raimundo forjou um desastre (pra sair fora da Interpol) e, por isso, foi para o México (com a gripe suína, ninguém iria procurá-lo lá). Mas, mesmo com Maria a tiracolo, ainda ligava pra Lili, sua 1ª namorada e grande amor da sua vida. E a Lili lá... Num interesse que só vendo!

Teresa, "amissíssima" da Lili, tratou foi de apresentar 200 outras amigas pro João. E ele pegou todas! Mas continuou amando Lili, que também o amava, mas tinha noção das coisas, rs.

Todo mundo amava a Lili (gente boa, bonita, educada, inteligente... sabe como é, né? Uma espécie em extinção!). E a Lili casou!!! Adivinhem com quem!!! Nada de J. Pinto Fernandes! Ela casou com José (de papel passado e separação de bens, rs) - o único cara normal da estória.

Porém, antes de casar, ela mandou um bilhetinho pro João, retirado do livro "O Pequeno Príncipe". Lógico que João não entendeu e, como todo homem moderno, guardou no bolso e se resignou. Próxima da filaaaaaaa!!!!!

"A flor tossiu. Mas não era por causa do resfriado.
- Eu fui uma tola, disse por fim. Peço-te perdão. Trata de ser feliz.
A ausência de censuras o surpreendeu. Ficou parado, inteiramente sem jeito, com a redoma no ar. Não podia compreender essa calma doçura.
- É claro que eu te amo, disse-lhe a flor. Foi por minha culpa que não soubeste de nada. Isso não tem importância. Foste tão tolo quanto eu. Trata de ser feliz... Mas pode deixar em paz a redoma. Não preciso mais dela." (O Pequeno Príncipe - Saint Exupèry)

3 comentários:

  1. E as filas continuam andando e os corações cada dia mais vazio...Oh vidinha tirana! Atire a primeira pedra quem um dia não foi "Lili" ;-)
    Bjins...Kmila

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mas essa tal de Lili é uma mau-caráter heim. E o pior é que tem carisma. Acho que estou gostando dela... Eric de Almeida Bustamante.

    ResponderExcluir